-
Arquitetos: SuiPingYiLi Architecture Studio
- Área: 425 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:natureimages- Jianbo Ke
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com esta reforma, uma edificação que estava prestes a ser demolida foi preservada. Este volume ganhou uma nova vida e tornou-se um local para atrair turistas buscando discutir a revitalização e reconstrução do campo. Este projeto ofereceu aos habitantes uma nova compreensão da arquitetura: um lugar que pode trazer uma nova apropriação. A estação Yaoli Village Courier está localizada na cidade de Shaowu, China. Este projeto de renovação foi concebido e construído em simultâneo. Levou apenas 3 meses desde o recebimento da tarefa de projeto até a conclusão da obra.
Acréscimo de Intervenção Mínima - Tratava-se de uma edificação térrea com estrutura de tijolo-concreto localizada na entrada da vila. Foi abandonada e usada para armazenamento de artigos diversos. Devido à falta de dados originais do volume, optou-se por construir outro sistema estrutural como intervenção mínima, adicionando uma nova estrutura para formar um segundo andar. Desta forma, a edificação aparentemente de dois andares é, na verdade, composta por dois sistemas estruturais independentes. Para garantir a segurança da estrutura, todas as paredes do primeiro andar foram mantidas, e apenas as portas e janelas foram alteradas. Como uma nova construção, o segundo andar adicional é construído com uma estrutura de aço e outros materiais leves, como um painel de madeira.
Leitura do terreno e continuidade do contexto - A premissa da construção deve ser ler o contexto do terreno e decidir sobre a edificação. O terreno é contíguo à via, e o antigo volume é basicamente paralelo à estrada. Este projeto completou a paisagem entre rodovia e edificação. Com todas as árvores circundantes mantidas, a área da lagoa é expandida e uma plataforma de madeira é projetada ao lado dela para fornecer um local de descanso e diversão. Desta forma, um lugar relativamente animado é construído para absorver o ruído da via. Em contraste, na parte posterior do volume, há campos de arroz e montanhas. Este projeto optou por integrar o máximo possível seu entorno, sem qualquer isolamento ou exclusão. O café será uma extensão da vila.
Seleção local de materiais - Este projeto pretende apresentar um volume extremamente leve e até ligeiramente "frágil". Ele não é apenas propício para a preservação do volume original, mas também remete ao arquétipo de um telhado autoconstruído em uma área rural do norte de Fujian. As principais características desse tipo de construção são: leve, longa e clara lógica construtiva. Os habitantes a veem como a maneira mais barata, comum e fácil de renovação e expansão que possibilita flexibilidade. O projeto transformou esta construção leve na lógica do sistema adicional. Um telhado longo, com a maior parte da estrutura oculta sob ele, criando beirais salientes finos, mas de longo alcance, fazem com que todo o volume pareça uma grande pérgula situada na entrada da vila.
Diálogo com a vila - Rodeada de vegetação, perto da cidade e de fácil acesso, a pequena estação tornou-se o melhor local para os cidadãos das redondezas vivenciarem o campo. O projeto reforça a tendência horizontal do volume no segundo andar. Ele é acessado por duas escadas, que são amigáveis e apresentam uma estrutura aberta e interessante. Ao mesmo tempo, as longas janelas horizontais e os beirais propositadamente estendidos e rebaixados mantêm a vista exterior do volume de forma ampla e plana, o que torna a paisagem da vila uma pintura paisagística chinesa, repleta de narrativa e fluidez.
Diálogo com a via - Por ser adjacente à via, há um fluxo constante de veículos. Por isso, foi criada uma extensa fila de bancos ao longo da via desde onde é possível analisar o movimento: "Você está assistindo o fluxo do tráfego desde o café, e as pessoas no tráfego veem você como parte da paisagem". A forma arquitetônica orienta o comportamento das pessoas para que moradores ou turistas possam criar espontaneamente cenários, o que fomenta a interação com a via. Esta é a prova de que a cafeteria Yaoli Village é uma proposta prática de revitalização e reconstrução rural. Yaoli Village, que originalmente era solitária, agora se tornou a primeira escolha de muitos cidadãos. Após a reforma, a estação Yaoli gerou um enorme poder endógeno. Essa atração única faz emergir espontaneamente o espírito do lugar, dessa forma, o projeto é um presente para Yaoli atendendo também toda a região. É um portal acolhedor que convida as pessoas à conhecerem a zona rural chinesa.